segunda-feira, 17 de agosto de 2009

O IDIOMA QUE DESVENDE

ACABEI DE PARTICIPAR DE UM TREINAMENTO DADO POR UMA COLEGA DE TRABALHO, SÃO FRASES E ATITUDES SIMPLES QUE USAMOS EM NOSSO DIA A DIA QUE FAZ TODA A DIFERENÇA NA HORA DE VENDER!!!!

- Verbo no modo condicional, substitua pelo verbo positivo.
Ex Gostaria de conhecer nossa loja??? Gostaria esta no passado, se a pessoa gostaria não gosta mais!!!
- Quem Faria, não faz.
- Quem queria, não quer
- Quem teria, não tem
Portanto use sempre: EU QUERO, EU TENHO, EU FAÇO

- Evitar sempre perguntas negativas
Ex. O senhor não gostaria de ver esse produto??? Você nessa frase além de afirmar que o cliente gostaria e não gosta mais, também esta afirmando que ele não quer ver nada, com esse posicionamento você condicionou o cliente dar a uma resposta negativa.
Mesmo parecendo grosseiro use a frase positivamente
VOU APRESENTAR O PRODUTO PARA O SR. Com essa frase você condiciona o cliente a fazer algo.

- Pensar sempre nesses 5 pontos essenciais:

Sou o melhor profissional
Trabalho na melhor empresa
Tenho o melhor produto
Tenho as melhores propostas
Meus clientes são os melhores

Pensando assim você terá mais chances de ter sucesso, seu auto estima vai estar elevado!!!

- Nunca use o termo GASTAR, gasto é o valor desembolsado que não tem retorno, use termos como investimento, custos, mais nunca GASTO

- A frase "VOCÊ NÃO PODE PERDER ESSA OPORTUNIDADE" também não deve ser usada, porque o cliente pode responder que pode sim perder a oportunidade, já que ele não investiu nada e no máximo vai ficar no 0x0, troque essa frase por novidade, fale sobre novidades com seu cliente isso sim soa bem e para seu cliente é vantagem ter uma novidade em casa, ele vai sair do 0x0.
- Jamais ofereça o que o cliente não precisa, com isso no máximo que você vai conseguir é fechar uma venda e ganhar um inimigo, imagine você vendendo geladeira para esquimó??? Acho que ele ficaria no mínimo puto com o vendedor e faria uma marketing negativo para pelo menos 5 amigos.
Uma venda bem feita pode te trazer mais 2 vendas e um cliente fiel, já uma venda mal feita além de um inimigo te traz um marketing negativo para vida toda, fuja do boca a boca negativo, seja sempre sincero, seja sempre ético!

- Nunca pergunte: Como vão os negócios?
Com isso você da à deixa para o cliente reclamar e pedir descontos.

- Deu o preço??? Espere o cliente falar, nunca dê logo em seguida à opção de desconto, você não é adivinho, e não sabe o que seu cliente esta pensando, portando ouça o que o cliente pensa sobre o preço e espere ele dar sua contra oferta.

- Vender é mais ouvir do que falar é deseducado, grosseiro, deselegante atravessar o cliente, ficar contando sua vida ou completando suas frases.
Tenha boa dicção e clareza ao falar, não seja confuso, fale bem, sinta seu cliente e fale do mesmo modo que ele, se você sentir que seu cliente não vai entender termos técnicos, não use!!! Já se seu cliente for detalhista, detalhe ao Maximo seu produto, tire todas as duvidas.
Mais nunca perca a objetividade, diga muito sem ter que falar muito!!!

- Usar sempre o coletivo:
Nós estamos aqui para ajudá-lo
Nosso negocio
Nós queremos
Isso passa confiança ao cliente, você não vai estar sozinho se der alguma coisa errada.

- Custo/Beneficio
Fazer o cliente sempre pensar nos benefícios que seu produto vai dar a ele e nunca no custo que ele terá comprando seu produto
O cliente sempre pensa em primeiro lugar no valor que ele terá que gastar, é missão do vendedor inverter o raciocínio do cliente.