quinta-feira, 16 de julho de 2009

Uma causa social se vende ou não? Podemos usar o marketing no terceiro setor?


Se pensarmos em marketing como uma troca onde uma parte recebe o bem desejado e a outra recebe dinheiro vamos chegar à conclusão que não podemos vender uma ação social porque não estamos vendendo um bem ou serviço, não estamos recebendo nada em troca, mais se aprofundarmos nessa discussão e começarmos a pensar que quem não é visto não é lembrado e que em nossas vidas vendemos tudo, nossas idéias a imagem que gostaríamos de passar, começamos perceber que uma causa social também tem que ser vendida, na verdade muito bem vendida por ser tratar de uma troca onde uma parte não receberá nenhum bem palpável receberá na verdade satisfação e prazer em ajudar somente. E por esse motivo é muito difícil vender uma causa social, precisando assim muito das ferramentas do marketing para auxiliar esse tipo de venda.
Cabe ao profissional de marketing saber adaptar as ferramentas em benefício desse tipo de venda.
O profissional assim como em outras áreas tem que saber qual público atingir, em qual área sua instituição ira atuar, quais ferramentas usar para atingir voluntários e doadores.
Estamos vendo hoje em dia ações sociais cada vez mais em alta, hoje as empresas do segundo setor estão cada vez mais preocupadas com o meio ambiente e o social, esse é mais um motivo de se ter uma área de marketing atuando em instituições filantrópicas, ong e outras organizações do terceiro setor.
mais sobre o assunto no livro marketing para o terceiro setor, editora novatec, 2006 autor SYDNEY MANZIONE.