quinta-feira, 9 de julho de 2009

MARKETING VIRAL


Marketing viral é o novo meio que as empresas encontraram de atingir um grande numero de pessoas sem a utilização das mídias de massa tradicional. Esse meio tem sido uma das maneiras mais eficientes e muitas vezes baratas pra atingir um grande numero de pessoas e até mesmo um público mundial, por se tratar de campanhas de marketing direcionadas para Internet e veiculadas em blogs, e-mails, sites amadores e sites de relacionamento essas campanhas de grande criatividade, algumas vezes engraçadas e em alguns casos que interagem com o público torna se vírus quando usuários dessas redes começam repassar esses anúncios, esses usuários são chamados de usuário infectado, em media esses usuários infectados envia a mensagem que o interessou para pelo menos mais uma pessoa de sua rede de relacionamento que reenviara para pelo menos mais uma pessoa fazendo com que a mensagem vire uma epidemia na rede.
Um dos primeiros exemplos de campanhas "virais" foi um comercial da cervejaria americana Budweiser no ano 2000. Com o chavão "Wassup" (algo como "e aí"), o público foi convocado a produzir seus próprios vídeos e enviar para a empresa.A iniciativa virou um grande sucesso na rede mundial.
Recentemente, um comercial da fabricante de chocolates britânica Cadbury’s ultrapassou os 4 milhões de visitas no YouTube.O sucesso foi tamanho, que a empresa fechou um acordo com a operadora de telefonia celular britânica Orange para permitir o download da trilha sonora como toque para os telefones, e a música foi baixada 125 mil vezes nos primeiros 11 dias de exibição do comercial.O anúncio ainda gerou várias paródias que também viraram sucessos no YouTube.
Também foi da Cadbury’s um anúncio que provocou um fenômeno semelhante na internet recentemente, que mostrava um gorila tocando bateria para acompanhar a música In the Air Tonight, de Phil Collins. O filme acabou ganhando o prêmio principal do Festival de Publicidade de Cannes.

Veja o filme http://www.youtube.com/watch?v=DBwnKQEJkiM

COMO FAZER MARKETING VIRAL


Ninguém "envia" uma idéia ao menos que:
a. que tenham compreendido-a
b. que tenham vontade de espalhá-la
c. acreditem que espalhar a idéia irá aumentar seu poder (reputação, receita, amizades) ou sua paz de espírito
d. o esforço necessário para enviar a idéia seja menor que os benefícios
Ninguém "pega" uma idéia ao menos que:
a. a primeira impressão demande uma pesquisa mais profunda
b. já tenham compreendido as idéias fundamentais necessárias para entender a nova idéia
c. o remetente seja de confiança ou respeitável o suficiente para investir o tempo necessário

1. Distribui gratuitamente produtos e serviços com algum valor
2. Oferecer um meio sem esforço de envio para outros
3. É facilmente escalável do pequeno para o muito grande
4. Explorar motivações e comportamentos comuns
5. Utiliza redes de comunicação já existentes
6. Tira proveito de recursos de terceiros

De Kevin Nalty, "Os sete pecados capitais da propaganda por vídeo viral"

1. Criar uma vaca preto e branca
2. Fingir que não está fazendo propaganda
3. Gastar uma fortuna na produção
4. Apenas comunicar ao invés de engajar
5. Fazer um concurso de vídeo só porque todos estão fazendo
6. Estabelecer metas irreais de conversão
7. Jogar a toalha e decidir só anunciar usando vídeo virais